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Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta

 

Palavra do CEO

 A Redbelt Security tem como principal motivação o fomento da Segurança Cibernética para as empresas dos diversos segmentos. Desde sua fundação, dedica-se a viabilizar um ambiente de segurança cibernética com alto nível de maturidade junto a seus clientes, tendo alcançado uma posição de destaque no mercado em que atua.

Estando atenta aos novos desafios que o merca- do de segurança cibernética enfrenta, a Redbelt Security realiza continuamente investimentos em pessoas, tecnologia e inovação, suportada por elevados padrões éticos, de governança e de integridade, reforçando seu compromisso com a integridade junto a seus colaboradores, parceiros de negócios e clientes.

Desta forma, no intuito de promover a proteção aos princípios e valores que sustentam a Redbelt Security, tornamos público este Código de Ética e Conduta, o qual contempla a forma de atuação e conduta que buscamos em todos com quem mantemos relações.

O entendimento de todos reforça nosso papel como uma empresa íntegra e socialmente responsável. Por isso, convido cada um de vocês a conhecer e a praticar o conteúdo deste Código de Ética e Conduta

 

  1. Redbelt Security
 

Missão

Garantir que todos os nossos stakeholders estejam e se sintam seguros.

Visão

Ser reconhecida pelo mercado pela característica Redbelt Security (competência/ inovação / flexibilidade / proximidade) e desejada pelos colaborado- res por conta da nossa capacidade técnica e oportunidade de crescimento;

Valores

  • Excelência em capacidade técnica (reconhecimento do mercado);
  • Espírito empreendedor;
  • Senso de oportunidade;
  • Mão na massa;
  • Adaptabilidade;
  • Sentimento de time e de dono (ownership).

 

  1. Objetivo e a quem se aplica

O presente Código de Ética e Conduta Empresarial da Redbelt Security foi aprovado pelos seus sócios em 08/04/2022, visando formalizar as diretrizes e condutas éticas a serem observadas na empresa.

Este Código de Ética e Conduta tem como objetivo ser instrumento de viabilização da missão, visão e valores da empresa, orientando as ações dos públicos interno e externo com quem mantém relação, no intuito de minimizar todas ações ou omissões que possam ir contra os objetivos empresariais e, ainda:

  • Servir de referência individual e coletiva para as atitudes e o comporta- mento de cada profissional da Redbelt Security;
  • Contribuir para que esses valores sejam respeitados em todas as ocasiões e os profissionais ajam de maneira correta, justa, respeitosa em relação à comunidade e ao meio ambiente;
  • Solidificar os valores da Redbelt Security por meio de sua prática permanente;
  • Nortear o comportamento e as atitudes de seus colaboradores para a realização de suas atribuições de forma ética e transparente e isonômica;

O presente Código de Ética e Conduta tem papel fundamental para a prevenção e a detecção de violações às leis e regulamentações aplicáveis às nossas atividades. Por esta razão, deve ser observado por todos que trabalham na Redbelt Security, sejam diretores, gerentes, coordenadores, supervisores, analistas, assistentes, prestadores de serviços etc. que trabalham com a Redbelt Security (ex. sócios, parceiros, consorciados etc.) e trabalham para a Redbelt Security (ex. fornecedores, prestadores de serviço etc.).

 

  1. Relações Internas, Externas e Responsabilidade Social

Reconhecemos que nossos colaboradores são a essência da Redbelt Security. Desta forma, a gestão das relações internas visa ao desenvolvimento do potencial de cada um mediante a promoção de condutas éticas e responsabilizações perante toda a equipe.

3.1 Conduta da Redbelt Security em relação aos seus colaboradores

A Redbelt Security acredita que a diversidade de seus profissionais é um dos fatores principais para seu crescimento e consolidação no mercado. Por essa razão, busca recrutar e manter pessoas eficientes e talentosas, investindo continuamente no seu desenvolvimento, reconhecendo os resultados alcançados e assegurando sua valorização.

A empresa está comprometida com a igualdade de oportunidades de trabalho para todos, independentemente de raça, sexo, religião, crenças ou nacionalidade, não sendo toleradas práticas discriminatórias contra qualquer profissional ou candidato a emprego.

A organização incentiva o respeito e a colaboração entre os profissionais, de modo a criar um ambiente interno favorável para o crescimento dos negócios e a perenização da empresa.

A Redbelt Security incentiva a saúde e a segurança dos seus colaboradores, pois entende que o bem-estar do profissional é um dos principais valores do ser humano, capaz de conduzi-lo ao desenvolvimento e à felicidade no ambiente de trabalho.

Assédios moral e sexual são práticas inadmissíveis num ambiente de trabalho respeitoso e digno e não serão tolerados.

Atos de intimidação, ofensa ou agressão praticados por profissionais da empresa, nas dependências da organização ou no exercício da função, seja contra colegas de trabalho ou pessoas que não estejam ligadas diretamente à empresa, serão punidos de acordo com a legislação e este estatuto.

A Redbelt Security também oferece amplitude na divulgação das informações internas da empresa e, em contrapartida, exige de seus colaboradores a maior discrição de seus negócios, mantendo a segurança de suas informações.

3.2 Conduta do Colaborador

Serão considerados colaboradores pelo presente Código de Ética e Conduta todos os empregados, prestadores de serviços, prepostos, terceirizados e demais pessoas que possuam qualquer participação no desenvolvimento da atividade empresarial da Redbelt Security.

O colaborador da Redbelt Security deverá:

I) Cumprir a legislação vigente;

II) Orientar-se segundo as diretrizes éticas estabelecidas neste Código de Ética e Conduta;

III) Atuar sempre com respeito, transparência, isonomia e lealdade aos demais colegas de trabalho;

IV) Focar suas atitudes e esforços individuais na superação dos objetivos organizacionais, buscando o melhor resultado para a empresa, com a maior eficiência e afetividade nas relações com as pessoas;

V) Exercer suas atividades profissionais com zelo e segurança;

VI) Não participar de transações e atividades que possam comprometer sua integridade pessoal e/ou profissional, atentando-se, ainda, à imagem da empresa e dos demais colaboradores;

VII) Manter o ambiente de trabalho adequado para o exercício das funções, contribuindo para a prevenção de acidentes de trabalho;

VIII) Manter a organização, higiene e ergonomia no ambiente de trabalho, utilizando de forma adequada os equipamentos e estações de trabalho no intuito de garantir melhores condições de vida e facilidade no dia a dia, além do conforto e limpeza;

IX) Não desenvolver, durante o expediente e no ambiente de trabalho, atividades particulares que interfiram no tempo e ambiente de trabalho dedicado à empresa, salvo expressamente excepcionado pelo seu gestor imediato;

X) Não utilizar dos recursos, equipamentos e propriedades fornecidos pela empresa, bem como não utilizar da influência em razão do cargo e/ou função para outro fim, senão àqueles definidos pela própria Redbelt Security;

XI) Proteger as informações pessoais e estratégicas da empresa, não as divulgando a quem não interessar, utilizando-as para o exercício estrito do trabalho e respeitando a propriedade intelectual.

3.3 Respeito ao Indivíduo

É obrigação de todos os colaboradores da Redbelt Security promover o respeito ao indivíduo devendo:

I) Valorizar a diversidade no ambiente de trabalho e o respeito às diferenças individuais tratando de forma igualitária seus colegas de trabalho, sendo desaprovada qualquer manifestação de preconceito ou discriminação referente à raça, origem, sexo, idade, religião, orientação sexual, deficiência física ou mental, entre outros;

II) Respeitar os demais colaboradores independentemente do nível hierárquico, função ou cargo, sendo repudiadas as manifestações de assédio moral, sexual ou qualquer outra atitude de abuso de poder;

3.4 Conduta em relação à empresa e seus bens

Cada profissional da Redbelt Security tem a responsabilidade pelo correto uso e guarda dos bens e ativos da organização que fazem parte de seu trabalho, direta ou indiretamente. O mesmo vale para os bens de clientes, fornecedores e parceiros usados na atividade da empresa. Esses bens e ativos não devem ser utilizados em benefício pessoal, exceto quando expressamente autorizado pelo gestor imediato.

Entre esses bens e ativos estão os imóveis, veículos, equipamentos, instalações, planos de negócios, informações técnicas e de mercado, programas de computador, modelos, papéis e documentos de trabalho e outros que fazem parte do patrimônio da Redbelt Security.

A apropriação e/ou a utilização indevida de qualquer desses bens, incluindo sua cópia, venda ou distribuição a terceiros, são infrações graves, que podem acarretar sanções trabalhistas ou penais.

A propriedade intelectual de cada profissional ou bem deve ser respeitada.

Comunicação interna e externa: A internet não pode ser utilizada para transmissão ou recepção de informações ofensivas, agressivas, pornográficas, sobre posicionamentos políticos, religiosos ou outros, de acordo com a regulamentação interna específica sobre o tema.

Os colaboradores não detêm autorização para deletar, de forma definitiva, informação importante à organização que tenha conhecimento em razão do exercício de sua função. O acesso à internet para fins pessoais não afasta o monitoramento pela empresa e é aceitável se usado com moderação e quando:

  • Não contrariar as normas aqui descritas;
  • Não comprometer os sistemas da Redbelt Security;
  • Não interferir, negativamente, na atividade profissional individual ou de outros usuários;
  • Não interferir, negativamente, na empresa e em sua imagem.

As mensagens devem ser escritas em linguagem profissional, não devem comprometer a imagem da empresa e contrárias à legis- lação vigente, levando em consideração os princípios éticos da Redbelt Security.

É terminantemente proibido o envio de mensagens que:

  • Contenham declarações difamatórias e linguagem ofensiva;
  • Possam trazer prejuízos a outras pessoas;
  • Sejam hostis e inúteis;
  • Sejam relativas a “correntes”, de conteúdos pornográficos ou equivalentes;
  • Possam prejudicar a imagem da organização;
  • Possam prejudicar a imagem de outras empresas;
  • Sejam incoerentes com as políticas da Redbelt Security.

Informações sobre a Redbelt Security e seus negócios: As informações devem ser divulgadas interna e externamente apenas por quem está autorizado a fazê-lo e de forma precisa, objetiva e adequada. Cada profissional é responsável pela custódia das informações de que dispõe e deve comunicar seu gestor imediato sobre qualquer fato que possa parecer estranho ou incompatível com os valores da Redbelt Security, em estrita consonância e observância com o detalhamento trazido pela Política Interna de Segurança da Informação, bem como por disposição própria acerca da Confidencialidade neste Código de Ética e Conduta.

Declarações falsas caluniosas ou mal-intencionadas sobre colegas, sobre o grupo, seus negócios, parceiros, fornecedores ou clientes podem ser objeto de sanções cabíveis.

Informações privilegiadas: O profissional que vier a ter conhecimento de informações que não são públicas tem o dever de mantê-las confidenciais, mesmo se deixar de trabalhar com a empresa, nos termos da Política Interna de Segurança da Informação. O uso de informações privilegiadas em benefício pessoal ou de terceiros é crime, sujeito a sanções cabíveis.

Papéis de trabalho e documentos da empresa: Os papéis de trabalho, os relatórios, as correspondências e outros documentos físicos ou digitais usados na atividade de cada profissional são de propriedade da empresa e não podem ser levados ou copiados, mesmo quando ocorre o desligamento do profissional.

3.5 Conduta em Relação à Clientes, Fornecedores, Parceiros e Concorrentes – Como agir nos negócios

Atendimento ao Cliente: Além de assegurar a qualidade dos pro- dutos e serviços oferecidos, por meio de suas unidades de negócios, a Redbelt Security tem o compromisso de atender aos clientes e consumidores sempre com eficiência, rapidez, educação e transparência. Quando o cliente ou consumidor não puder ser atendido, isso deve ser informado claramente, explicando-se as razões de forma evidente e respeitosa.

Qualidade e conformidade: Somente serão oferecidos pela Redbelt Security produtos ou serviços que estejam em conformidade com a legislação e as normas setoriais vigentes. Na eventualidade de se constatar alguma não conformidade, deverão ser tomadas medidas explicativas e/ou compensatórias, com base em consulta à Diretoria Executiva ou à Gerência imediata.

Concorrência e direitos do consumidor: A Redbelt Security en- tende que a lealdade na concorrência e o respeito aos direitos do consumidor são fatores que favorecem o desenvolvimento do mercado em bases sustentáveis. Nenhum cliente deve ser força- do a aceitar condições que contrariem essas regras para adquirir produto ou serviço da empresa.

Compras e Contratos: O relacionamento com fornecedores e outros parceiros deve ser sempre pautado pela busca de qualidade, adequada relação custo-benefício, confiabilidade técnica e financeira, integridade na condução da negociação, ao meio ambiente e aos direitos comerciais, sociais e contratuais.

Brindes e presentes: A aceitação de presentes deve se limitar a brindes com valor de até R$ 300,00, devendo ser recebidos na sede da empresa e identificados com a marca de quem presenteia. Os presentes que não se enquadrarem neste critério deverão ser direcionados ao CEO, que deverá realizar um sorteio a fim de presentear qualquer membro da equipe. Tais presentes ou brindes não poderão ser vistos como forma de influenciar qualquer decisão a respeito de negócios com a empresa. A regra não se aplica a prêmios decorrentes de recompensas por colocação em eventos, bootcamp ou outros.

Entretenimento e hospitalidades: Convites para eventos, viagens e outros devem ser comunicados à Diretoria Executiva para avaliação e informados à área de Recursos Humanos. A aceitação dependerá:

  • Da não caracterização de troca de favores, com a intenção de obter ganhos indevidos e/ou recompensar negócios obtidos;
  • Do respeito às leis, normas e políticas internas da instituição que enviou o convite;
  • Ter valores e frequência razoáveis;
  • Ter conexão com o negócio da empresa.

Anticorrupção: Para efeitos deste Código de Ética e Conduta, corrupção é o ato de oferecer, entregar ou promover uma vantagem indevida a um funcionário público, ou pessoa a ele relacionada, em troca de um benefício, direto ou indireto, para a Redbelt Security, ainda que o ato de corrupção seja praticado por um terceiro sem a autorização ou conhecimento da empresa.

A vantagem pode ser dinheiro, brindes, presentes, entretenimentos (tais como jantares, viagens, eventos musicais, eventos esportivos etc.), doações para instituições de caridade, contratação de empresas indicadas pelo funcionário púbico etc.

A Redbelt Security não admite de forma alguma e reserva-se o direito de não manter relações de qualquer natureza com organizações, entidades ou instituições que adotem essa prática.

Setor Público: o relacionamento da Redbelt Security com o setor público deve se manter pautado na mais lídima conduta, respeitando-se todas as regras, normas legais, éticas e morais. Nenhuma conduta deve se afastar dos conceitos trazidos neste Código de Ética e Conduta, bem como das leis pertinentes ao tema. A participação em certames licitatórios deve se reger sempre pela transparência, honestidade e retidão na apresentação das informações, requisição de documentos e contratação para todos os fins comerciais a que a empresa se destina.

Não é permitido pela Redbelt Security que um funcionário seja proprietário, acionista ou funcionário de uma empresa prestadora de serviços do mesmo ramo.

Em caso de dúvida ao reagir a tal situação, o colaborador e os terceiros que estejam atuando em favor da empresa devem sempre procurar ajuda por meio dos canais de comunicação da empresa e com os líderes estão à disposição para prestar tal auxílio. Devem sempre seguir os procedimentos internos da empresa e avaliar cautelosamente se a contratação é essencial e se não há outros meios legais para a contratação do serviço e compra de materiais.

Mídias e Redes Sociais: os colaboradores da Redbelt Security devem se pautar pelo uso das mídias e redes para fins particulares, evitando-se qualquer menção à organização, salvo se for para promover ou proteger a imagem da empresa.

3.6 Conduta em Relação à Comunidade e ao Meio Ambiente

A Redbelt Security procura sempre conviver de forma harmoniosa com as comunidades onde a empresa atua, respeitando as pessoas, suas tradições, seus valores e o meio ambiente. Ao mesmo tempo, busca colaborar ativamente para o desenvolvimento local, na melhoria da qualidade de vida e na redução dos problemas e das desigualdades sociais.

Trabalho infantil: A empresa não utiliza trabalho infantil e deve procurar se certificar de que seus fornecedores seguem o mesmo princípio. A Redbelt Security apoia atividades sociais onde se localiza.

Atividades político-partidárias: A Redbelt Security não exerce atividades políticas e cada profissional que deseja participar desse processo deve fazê-lo individualmente, sem envolver o nome e os recursos da empresa. Ninguém está autorizado a solicitar participação, apoio, financiamento ou envolvimento de seus profissionais com qualquer candidato ou partido político.

Atividades sindicais: A Redbelt Security busca manter com as entidades sindicais uma relação de respeito e não pratica qualquer tipo de discriminação aos profissionais sindicalizados.

Meio Ambiente: Todas as atividades devem ser realizadas em obediência à legislação e às normas ambientais, buscando adicionalmente a otimização no uso de recursos naturais, a preservação da natureza e da biodiversidade.

Consumo Consciente: além do respeito acima detalhado às normas ambientais, a Redbelt Security entende que tal conduta não é suficiente para a sociedade atual. Se compromete a não só deixar de praticar atividades nocivas, como incentiva todos seus colaboradores a manter práticas saudáveis, como redução drástica do uso de copos descartáveis, sendo fornecidos canecas, copos, garrafas para uso diário, bem como destinando seus resíduos de forma consciente e regular.

O norte de suas ações deve ser sempre: Reduza, Reuse e Recicle, não só para os bens e recursos naturais, mas no consumo de modo geral, nas ferramentas de trabalho, nos materiais utilizados e equipamentos. De forma a utilizá-los no máximo de sua potência e capacidade, consertando-os, transformando-os para que não sejam descartados em vão. O consumismo é algo refletido a fim de que os hábitos de consumo e as escolhas do dia a dia efetivamente retratem a importância de tal tema dentro da empresa.

Medidas antitruste e concorrenciais: todos os colaboradores não devem participar de condutas anticompetitivas que violem leis ou princípios éticos, devendo assegurar de que conhecem as regras anticoncorrenciais, atentando-se ao seu cumprimento em qualquer situação. Somos responsáveis por negociar de modo justo com clientes, fornecedores, concorrentes e terceiros. Isso significa que nossos empregados, gerentes, diretores ou sócios evitam obter vantagens injustas através de manipulação, encobrimento ou deturpação de fatos importantes ou outras práticas desleais. Qualquer ação que se assemelhe (ou possa parecer) uma violação dos princípios de concorrência leal deve ser evitada e imediatamente reportada ao Comitê de Ética.

3.7 Conflito de Interesses

A ética empresarial requer a observância pelos colaboradores dos valores da honestidade, verdade e justiça em todos os seus relacionamentos mantidos em nome da organização e em todas as atividades nas quais atuem em nome da empresa. O dever de observar esses valores aplica-se também à atividade decisória.

Os colaboradores da Redbelt Security devem evitar situações nas quais possam vir a ser colocados entre o seu dever de lealdade com a empresa e interesses pessoais ou familiares. O colaborador deve agir sempre com TRANSPARÊNCIA, devendo prevalecer sempre o compromisso com os negócios da Redbelt Security.

Assim, é vedado aos colaboradores:

I) Obter favorecimento próprio ou para terceiros, nos processos de contratação, promoção, realocação e desenvolvimento profissional, sendo que estes devem levar em conta exclusivamente as competências profissionais, a qualificação e o comprometimento ético com a empresa;

II) Utilizar os bens e recursos da Redbelt Security em atividades que não as relativas ao seu trabalho;

III) Praticar atividades profissionais que concorram com os negócios da Redbelt Security;

IV) Vincular a imagem ou o nome da Redbelt Security para fins de desenvolvimento particular ou para atividades políticas;

V) Manter relacionamentos afetivos com outros colaboradores sem a devida comunicação aos gestores imediatos dos colaboradores envolvidos. Lembre-se que somos todos responsáveis por criar e manter um clima de confiança e respeito e por promover um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo;

Desta forma, para garantir a transparência em todas as atividades desenvolvidas pela Redbelt Security, seus colaboradores deverão comunicar, ao Diretor Executivo da empresa, qualquer relacionamento ou transação que se constitua em conflito de interesse ou violação a este Código de Ética e Conduta. Em situações em que um potencial conflito de interesses for identificado, consulte seu gestor imediato e o departamento jurídico antes de agir ou tomar uma decisão.

 

3.8 Liderança

A Redbelt Security acredita que a liderança torna o trabalho mais consistente e aumenta a confiança entre os membros de sua equipe, fazendo com que seus colaboradores passem a oferecer o melhor que possuem por se sentirem motivados.

Essas características resultam em uma maior assertividade no atendimento ao cliente criando, consequentemente, um diferencial no mercado.

Por esta razão, são atribuições dos Líderes da Redbelt Security:

I) Cumprir as regras estabelecidas neste documento

II) Manter clima de respeito e credibilidade com e entre sua equipe, bem como entre seus pares e superiores;

III) Dar tratamento igualitário a cada colaborador de sua equipe;

IV) Promover o desenvolvimento profissional de sua equipe;

V) Comunicar-se de forma clara e objetiva, bem como incentivar sua equipe a compartilhar informações, visando a melhores resultados e observando as políticas e procedimentos de segurança da informação;

VI) Servir de exemplo para colaboradores e empregados de empresas terceiras através de seu comportamento e da difusão das diretrizes éticas que orientam os negócios da Redbelt Security;

VII) Manter um canal de comunicação aberto para compreender as necessidades pessoais de cada membro, bem como para esclarecer dúvidas de seus colaboradores e cobrar a prática da conduta ética

 

  1. Confidencialidade e Proteção de Dados

A Redbelt Security preza pela confidencialidade e privacidade das informações de nossos colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores e acredita que os Dados Pessoais devem ser protegidos da melhor forma possível a fim de garantir a tranquilidade de seus titulares.

Deste modo, a empresa regulamentou, em documento próprio, a Política Interna de Segurança da Informação e a Política de Privacidade, que fazem parte integrante deste Código de Ética e Conduta, orientadas, inclusive, pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nº 13.709/18, que regem o Tratamento de Dados Pessoais em todo o ciclo de vida na empresa.

É responsabilidade de cada colaborador garantir que todas as atividades de Tratamento de Dados Pessoais observem os princípios trazidos pela legislação sobre privacidade e proteção de dados, assim como os normativos internos vigentes.

 

  1. Disposições Gerais

O Código de Ética e Conduta consolida os valores e a ética empresarial da empresa Redbelt Security e foi estabelecido com base em dados coletados entre os dirigentes e seus colaboradores.

O Comitê de Ética, composto por representantes de várias áreas num total de 6 (seis) membros, devendo estarem presentes ao menos 3 (três) coordenado pelo CEO, possui a responsabilidade de aperfeiçoar este trabalho e manter proximidade com os colaboradores para o auxílio a qualquer dúvida, estando sempre aberto a sugestões ou processos de melhoria.

Para tanto, a Redbelt Security mantém aberto um canal para sugestões por meio do e-mail: compliance@redbelt.com.br, pelo qual qualquer pessoa pode se manifestar de forma anônima ou identificada, contribuindo com nossa melhoria contínua.

Para casos em que há a necessidade de aprofundamento e investigação sobre eventuais condutas desconformes com este Código de Ética e Conduta, leis, políticas e normas regulamentares vigentes, a Redbelt Security disponibiliza um e-mail para denúncias escritas, qual seja, denuncia@redbelt.com.br.

O Comitê de Ética se reunirá ordinariamente nos meses de maio e outubro para controle e acompanhamento do programa e, extraordinariamente, para tratar e sanar dúvidas e situações conflituosas.

A Redbelt Security garante:

I) o anonimato àqueles que contribuírem para a manutenção da nossa integridade e respeito às leis e aos regulamentos;

II) a confidencialidade e profissionalismo do processo de apuração;

III) imparcialidade das decisões;

IV) nenhuma forma de retaliação será tolerada contra aquele que agir de boa-fé.

A Redbelt Security reforça sua intolerância com a quebra de integridade em seus negócios e tomará todas as medidas que estiverem ao seu alcance para responsabilizar e punir, nos limites da lei, todos os envolvidos em atos dessa natureza.

Anexo a este Código de Ética de Conduta, a Redbelt Security disponibiliza o termo de recebimento, instrumento pelo qual o colaborador ou o terceiro envolvido com a empresa terá que tomar ciência e assiná-lo, atestando estar de acordo com os princípios desta organização e respeitá-los em todos os momentos, mesmo já desligado com a empresa por qualquer motivo.

 

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