Skip links

Neste Carnaval, caia na folia e não em fraudes; veja os golpes mais comuns e proteja-se

A energia despreocupada do Carnaval traz alegria, mas também contribuiu com estatísticas relacionadas a crimes cibernéticos. Os golpes já geram receio entre as pessoas: levantamento realizado pelo Serasa em 2023 mostrou que:

  • 48% dos entrevistados afirmaram que o sentimento de medo em relação a fraudes aumenta nesta época do ano;
  • 74% dos brasileiros já deixaram de participar de alguma comemoração no Carnaval por receio de sofrerem golpes ou fraudes na data;
  • Os foliões também não dispensam o celular. O objeto foi indicado pelos entrevistados como o mais comum em furtos ou roubos no Carnaval, com 48%. Em comparação, a perda do cartão de crédito e/ou débito é de 16%.

Então, o que é preciso fazer para evitar cair fraudes no Carnaval e aproveitar a folia? Listamos os principais golpes e como identificá-los para se proteger.

Cuidado com skimmers

Skimmers são dispositivos projetados para roubar informações de cartões de crédito e débito. Embora os skimmers costumem ser associados a caixas eletrônicos, também são encontrados em estabelecimentos comerciais. Opte por usar terminais de pagamento em lojas e estabelecimentos reconhecidos, onde há menos chances de terem skimmers.

Engenharia Social

Engenharia social são táticas utilizadas por criminosos cibernéticos em que se passam por pessoas ou autoridades confiáveis para obter informações sensíveis ou persuadir as vítimas a realizar ações prejudiciais. Durante o Carnaval, esteja ciente de abordagens suspeitas de estranhos pedindo informações pessoais ou tentando convencê-lo a compartilhar dados confidenciais.

Atenção ao phishing

Desconfiem de mensagens e e-mails oferecendo promoções de viagens e brindes especiais. Se for muito bom para ser verdade, suspeite. Não clique em um link antes de se certificar de que ele é confiável. Links suspeitos podem levar a sites maliciosos. Essas medidas ajudam a evitar a fraude:

  • Verifique cuidadosamente o remetente;
  • Evite clicar em links desconhecidos;
  • Não forneça informações pessoais ou financeiras;
  • Use autenticação de dois fatores sempre;
  • Mantenha seu sistema (como Windows, Android, IOS entre outros) atualizado.

Não utilize redes Wi-Fi públicas

Essas redes podem ser alvo de hackers e representar riscos à segurança dos seus dados pessoais. Em vez disso, utilize sua própria conexão de dados móveis ou aguarde até estar em um ambiente seguro para acessar a internet. Essa precaução ajuda a proteger suas informações contra possíveis ataques cibernéticos.

Cuidado com o celular

Evite usar o celular de forma descuidada durante o Carnaval. Criminosos podem se aproveitar de momentos de distração para roubar celulares desbloqueados podendo assim realizar transferência e acessar informações pessoais.

Golpe do PIX

Durante o Carnaval, fique atento ao Golpe do PIX. Golpistas podem clonar QR Codes para roubar dinheiro. Ao utilizar o PIX, é crucial verificar se o QR Code exibido para pagamento ou transferência possui o valor e destinatário corretos. Durante o Carnaval, é ainda mais importante estar atento, pois os golpistas podem se aproveitar de momentos de distração ou embriaguez para aplicar golpes.

Willian Amorim, consultor pentester

This website uses cookies to improve your web experience.
Explore
Drag