Skip links

Celular corporativo: 5 medidas de segurança que todos na empresa precisam adotar

Um relatório recente da Verizon demonstrou que o uso de celulares como ferramenta de trabalho faz com que as empresas assumam riscos cibernéticos maiores. No estudo Mobile Security Index (MSI) 2024, que apresenta as principais ameaças à segurança de dispositivos móveis, a empresa entrevistou 600 profissionais responsáveis pelo gerenciamento de segurança. E constatou: 80% dos profissionais entrevistados consideram os dispositivos móveis essenciais para suas as operações.

Por conta dessa dependência pelos smartphones, muitas empresas optam por ceder aparelhos próprios, já com todas as configurações de cibersegurança ativadas, aos seus colaboradores.

Mas, ainda que configurados de acordo com boas práticas de segurança, a proteção dos dados compartilhados nos dispositivos corporativos depende do usuário. Os profissionais que usam esses dispositivos diariamente também precisam saber como mantê-lo seguro.

5 medidas de segurança para dispositivos Android

Por ser o sistema operacional mais utilizado no mundo em dispositivos móveis, o Android é frequentemente explorado por agentes maliciosos em busca de brechas de segurança. E são algumas medidas básicas que podem reduzir, e muito, as chances de invasão. São elas:

1. Bloquear cartão SIM

      A configuração ‘Bloquear cartão SIM’ permite que os usuários protejam seu cartão SIM com um código PIN, que deve ser inserido sempre que o dispositivo for ligado.

      Por que essa medida é importante: Se o cartão SIM for removido do dispositivo, o PIN será necessário parausá-loem outro. Além disso, alguns usuários podem optar por armazenar dados pessoais, como contatos e mensagens no cartão. Ao definir um PIN do cartão SIM, os usuários podem garantir que os dados estejam protegidos, mesmo que o dispositivo seja perdido ou roubado.

      2. Configurar o “Encontre Meu Dispositivo”

          O “Encontre Meu Dispositivo” permite que os usuários localizem, bloqueiem ou apaguem remotamente seu dispositivo em caso de perda ou roubo.

          Por que essa medida é importante: O recurso ajuda a proteger quaisquer dados confidenciais ou informações pessoais que possam ser armazenados no dispositivo. Também aumenta as chances de recuperar o dispositivo, pois pode fornecer informações de localização.

          3. Atualizar os aplicativos

          É importante manter os aplicativos do smartphone sempre atualizados, assim como o próprio Android.

          Por que essa medida é importante:  Ativar a configuração de atualização automática dos aplicativos garante que dispositivos corporativos tenham sempre os recursos e correções de segurança mais recentes, sem a necessidade de atualizações manuais.

          4. Revisar as permissões dos aplicativos periodicamente

          As permissões dizem respeito ao controle que os aplicativos instalados têm sobre determinados recursos ou informações do smartphone. As permissões podem se estender do uso do hardware do dispositivo ao acesso aos dados.

          Por que essa medida é importante:  Revisar periodicamente as permissões dos aplicativos garante que eles tenham acesso somente aos dados de que realmente precisam para funcionar. Desinstale aplicativos que pedem permissões muito amplas, como acesso à câmera, localização, microfone ou contatos, se isso não fizer sentido para o seu.

          5. Cautela ao instalar aplicativos desconhecidos

          O Android permite que os usuários instalem aplicativos de outras fontes além da Play Store.

          Por que essa medida é importante:  Desabilitar a instalação de recursos por canais de distribuição não confiáveis protege o smartphone contra a instalação inadvertida de aplicativos mal-intencionados.

          Os aplicativos do Google Play são verificados pela Equipe de Segurança do Google e geralmente são considerados seguros. A instalação de aplicativos por outras fontes pode aumentar o risco de malware e de programas que podem comprometer a privacidade do usuário.

          Conte conosco para proteger os dispositivos da sua empresa. A Redbelt Security é especializada em cibersegurança e pode auxiliar no desenvolvimento de um plano de segurança de acordo com as necessidades da sua empresa. Fale com um de nossos consultores para saber mais.

          This website uses cookies to improve your web experience.
          Explore
          Drag