Quase dois terços da população global terão acesso àInternet no próximo ano, de acordo com o Relatório Anual da Internet da Cisco(2018-2023) White Paper. Haverá 5,3 bilhões de usuários totais da Internet (66%da população global) até 2023, acima dos 3,9 bilhões (51% da população global)em 2018. Com esse crescimento no uso da Internet, a necessidade de protegerdados confidenciais em todos os setores aumentou nunca foi tão relevante,especialmente à luz dos eventos globais que levam a um aumento nos ataques adados.
Para se preparar para defender seus dados, você precisa deuma estratégia que possa acompanhar o ambiente atual. Você quer ser uminovador, um criador de tendências e, acima de tudo, um líder em segurança.Isso requer uma estratégia abrangente à medida que você avança. À medida que atecnologia continua avançando, a necessidade de maior segurança tambémaumentará.
A jornada na nuvem
O número de violações de dados foi 17% maior em 2021 do queem 2020. O setor de manufatura e serviços públicos foi o mais afetado, seguidopelo setor de saúde, que teve mais de 40 milhões de registros de pacientesviolados. Os invasores de ransomware ganharam cerca de US$ 590 milhões noprimeiro semestre de 2021, o que superou os ganhos totais estimados de US$ 416milhões em 2020.
Não é segredo que é preciso uma estratégia detalhada e umparceiro confiável para proteger seus dados. Você está lutando para se manter?Como ponto de partida, dê uma olhada nestes cinco sinais de que você podeprecisar de orientação em sua jornada de segurança de dados.
Habilidades insuficientes
Gerenciar a segurança da sua empresa com foco nas jóias maisimportantes do negócio é um trabalho sério. Requer as habilidades dos melhoresno negócio. Com a complexidade das estratégias de segurança modernas, suaequipe pode estar trabalhando em vários ambientes em muitos fornecedoresdiferentes. Para piorar a situação, os trabalhadores qualificados estão emfalta.
Falta de direção
O setor de segurança está em constante mudança. A tecnologiaem nosso mundo cotidiano avança a um ritmo vertiginoso, mudando a forma como otrabalho em segurança deve ser feito. Até 2022, 70% das empresas usarãoplataformas multicloud híbridas como parte de uma infraestrutura de TIdistribuída, de acordo com a McKinsey. Até 2025, mais de 75% dos dados geradospela empresa serão processados por edge ou cloud computing.
O software fornecido por empresas de plataformas de serviçoem nuvem, repositórios abertos e provedores de software como serviço aumentaráde 23% hoje para quase 50% em 2025. Como resultado, os líderes em segurançaprecisam entender a direção que suas empresas estão tomando e garantir que asproteções adequadas sejam colocadas em prática.
Muito para lidar
Muitas empresas estão crescendo rapidamente, percebendo quesua infraestrutura de TI está se tornando muito difícil de lidar. Eles estãoatolados na expansão de ferramentas e procuram dimensionar e provisionartecnologias rapidamente. Em um mundo ideal, essas serão tecnologias que se integrame funcionam bem juntas. No entanto, eles não têm capital para investir em novoshardwares, softwares e trabalhadores qualificados.
Estratégia míope
Muitas vezes, as organizações vão construir sua estratégiade segurança para o projeto atual e não para o futuro. Isso é compreensível,considerando a velocidade com que o cenário de segurança muda. Mas a atração deter uma estratégia adaptativa de longo prazo está sempre presente, mesmo que aparentementeinatingível.
Muito caro
Tudo se resume a uma coisa: orçamento. Dados os eventosrecentes em todo o setor, deve ficar claro para a liderança em todas as funçõesque economizar no orçamento de segurança nunca é uma boa ideia.
No entanto, mesmo que a liderança executiva tenha percebidoa importância do investimento em segurança, a segurança ainda perde paraprojetos vistos como geradores de receita e não como um centro de custo.
Uma solução: um parceiro confiável
Para se preparar melhor para o cenário de dados moderno, asempresas devem procurar uma parceria com um consultor confiável e adotarsoluções modernas. Há uma tendência de simplesmente usar as ferramentas de umfornecedor. A consultoria é muitas vezes mais crítica do que a própriaferramenta. Os benefícios dos provedores de serviços gerenciados têm precedênciasobre os serviços que eles gerenciam. Por que é isso?
Bem, uma suposição que podemos fazer, com base nos problemasdescritos anteriormente, é que trabalhar com um consultor ou provedor deserviços qualificado pode reduzir custos (seja tempo, dinheiro, recursos oucustos de computação), fornecer orientação de longo prazo e ajudar adesenvolver uma estratégia para obter valor de investimentos em soluções novase existentes que, de outra forma, poderiam ter ficado na prateleira. E isso éum bom começo para o futuro.
Fonte: https://securityintelligence.com/posts/five-data-security-challenges-solutions